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Montar um delivery ou abrir um restaurante?

Montar um delivery ou abrir um restaurante?

Você está pensando em abrir um negócio próprio no ramo alimentício, mas não sabe se deve investir em um delivery ou restaurante? Então confira o artigo a seguir e entenda as vantagens e desvantagens de cada modelo de negócio para fazer a escolha certa:

Vantagens do delivery

Abrir um delivery para vender comida exclusivamente para entrega pode ser um modelo muito vantajoso, tanto para o proprietário, quanto para os clientes. Confira as principais vantagens desse modelo:

Econômico para o proprietário

Você não precisa investir em um estabelecimento grande para acomodar mesas e estacionamento, tão pouco precisa investir em decoração para oferecer um ambiente bonito e aconchegante.

Basta contar com uma cozinha grande e bem equipada para produção de comida de qualidade. Além disso, sua equipe de funcionários pode ser bem reduzida, já que, não é necessário servir mesas. 

Econômico para o cliente

Neste modelo, o cliente também sai ganhando, pois não precisa pagar 10% do garçom, não gasta com bebida, couvert artístico, estacionamento e outras despesas que sair de casa pode gerar.

Em momento de crise, como passamos atualmente, esse é um diferencial importante para o sucesso do negócio. 

Atende às necessidades atuais da clientela

Com a correria do dia a dia não é todo mundo que consegue reservar um tempo para almoçar ou jantar fora de casa.

A maioria busca comodidade e agilidade, qualidades encontradas no modelo delivery.

Desvantagens do Delivery

Como todo negócio, o delivery também tem pontos delicados que precisam ser pensados para não arruinar seu negócio:

Transporte e logística

Você precisará investir em alguns itens que o restaurante convencional não precisa se preocupar como embalagens boas e resistentes, combustível, veículo seguro para transportar os pedidos e equipe especializada em entrega que saiba ser ágil e ao mesmo tempo cuidadosa com a comida. Uma possibilidade é fazer a entrega de bicicleta ou terceirizar o serviço.

Garantir qualidade e agilidade

Será necessário desenhar um processo eficiente para conseguir preparar uma comida saborosa sem deixar o cliente esperando por muito tempo.

Para isso, é essencial contar com mão de obra especializada e experiente. Além de ser necessário investir em melhores canais de comunicação para tirar os pedidos, incluindo os aplicativos de celular, por exemplo.

Vantagens do Restaurante convencional

Já um restaurante convencional que não trabalha com delivery oferece várias vantagens:

Agregação de valor

O restaurante convencional consegue oferecer produtos e serviços que agregam valor e geram maior ticket médio. Bebidas, sobremesa, o típico café após as refeições, manobrista, música ao vivo, entre outros, são diferenciais que agradam e conquistam clientes, além de aumentar o faturamento.

Diversão e lazer

As pessoas não saem para comer fora de casa em busca apenas de um bom prato, eles também querem se divertir.

O restaurante ou bar convencional pode atender a essa demanda e unir qualidade da comida com atrações diversas, shows, parques de diversões para crianças, entre outros.

Desvantagens do restaurante convencional

O lado ruim do restaurante convencional é que há altos custos para manter o local aberto, além de não conseguir ser prático e cômodo: 

Custos fixos elevados

O restaurante convencional precisa ter grande espaço para acomodar os clientes, a arquitetura e decoração precisam ser bem feitas, oferecer estacionamento é um grande diferencial é contar com uma grande equipe também.

Falta de praticidade

O restaurante convencional que não atende delivery não satisfaz a clientela que busca rapidez, comodidade e preço barato, por isso, pode perder uma boa fatia do mercado.

Agora que você já sabe quais são os prós e contras de abrir um delivery ou um restaurante convencional, avalie seu orçamento e suas expectativas e veja qual modelo é mais compatível com o seu perfil de negócio para tomar a decisão certa e evitar frustrações.

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Marcelo Asamura

Especialista em Marketing Digital, apaixonado por Gastronomia. Tem formação em Administração, Contabilidade e Direito.

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