Food Truck

Food Truck: vale a pena montar um?

Food Truck: vale a pena montar um?

Nos últimos anos os grandes centros urbanos foram invadidos por um novo modelo de negócio: o Food Truck. Restaurantes, bares, lanchonetes, sorveterias, docerias sobre rodas que levam para diversos lugares opções gourmetizadas de cardápios com o intuito de torná-las mais acessíveis ao público. 

Os primeiros empreendedores que investiram nesse modelo de negócio foram extremamente inteligentes, ganharam notoriedade e rentabilidade, alcançando um enorme sucesso.

Ainda vale a pena montar um Food Truck?

Porém, atualmente, com o aumento desenfreado da concorrência no setor, continua sendo uma boa ideia abrir um Food Truck?

Selecionamos algumas informações relevantes sobre esse modelo de negócio para que você possa descobrir suas vantagens e desvantagens e consiga avaliar se é uma boa opção para você. Confira a seguir: 

Modelo Consolidado

O Food Truck começou a ganhar espaço no Brasil em 2014, mas em outros países como Estados Unidos, Londres e França, ele já fazia sucesso há anos.

Em 2008, com a grande crise mundial, muitos restaurantes fecharam e grandes chefs de cozinha perderam o emprego.

Muitos deles investiram no modelo de negócio sobre rodas para sobreviver e tornaram a alta gastronomia mais acessível a todos.

Atualmente, a modalidade também deixou de ser uma grande novidade no Brasil, mas diferente de alguns modismos como o sorvete de yogurt e as paletas mexicanas, ela se consolidou.

Isso aconteceu porque o modelo permite grande flexibilidade para servir qualquer tipo de alimento, pode se reinventar rapidamente, garantindo sua permanência no mercado.

O investimento

Para iniciar no ramo, o investimento inicial é considerado relativamente alto, porque você precisa comprar um caminhão ou van adaptado e equipá-lo com uma cozinha que atenda a demanda de produção dos alimentos que irá comercializar. 

O investimento geralmente fica em torno de R$100 mil, incluindo a aquisição do veículo, adaptação dele com os equipamentos de cozinha, estoque inicial de mercadorias e embalagens, divulgação, funcionários, aluguel do ponto, telefone, energia, gás, entre outras despesas. 

Para viabilizar o negócio sem colocar um alto valor inicial é preciso adaptar o projeto ao seu orçamento, por exemplo, optar por um veículo usado ao invés de um novo, não contratar funcionários, optar por um ponto que não exija aluguel, etc.

O retorno

Em cidades grandes um Food Truck consegue faturar aproximadamente R$70 mil por mês com margem de lucro de R$10 a R$40 mil e o retorno costuma ocorrer após 9 a 15 meses.

No interior, os números tendem a ser menores, por isso, é importante pesquisar para ter informações mais precisas antes de mergulhar de cabeça no negócio.

Grandes eventos podem fazer a diferença no faturamento, por isso, é preciso estar antenado na agenda de sua região e aberto à possibilidade de viajar em busca de vendas melhores.

Talvez, uma opção para quem não conhece muito a área e deseja correr menos riscos é abrir uma franquia de Food Truck que já conta com uma marca consolidada e o apoio do franqueador. 

O segredo do sucesso

Como qualquer outro empreendimento o Food Truck oferece riscos e não garante sucesso certeiro.

Para que o investimento gere bons frutos é preciso gostar do modelo e ter certeza que ele é o seu grande sonho.

Além disso, vale a pena tomar algumas providencias como: estudar e analisar bem o mercado (concorrência, público-alvo…), criar um design interessante para o carrinho, ter capital de giro e fazer uma campanha de marketing eficiente. 

Agora que você já como funciona o modelo de negócio, em qual estágio se encontra no país, quais são suas vantagens, quais devem ser suas preocupações iniciais, avalie com atenção as oportunidades e o mercado na sua região e faça a escolha certa. 

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Dados sobre o Mercado de Food Service IFB

Marcelo Asamura

Especialista em Marketing Digital, apaixonado por Gastronomia. Tem formação em Administração, Contabilidade e Direito.

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