Cozinha

5 Dicas para montar uma cozinha profissional

5 Dicas para montar uma cozinha profissional

5 Dicas matadoras para montar uma cozinha profissional no seu negocio local!

Restaurantes, hotéis e vários outros tipos de empreendimentos do ramo alimentício precisam de uma cozinha industrial para garantir a qualidade dos pratos servidos.

5 dicas para montar uma cozinha profissional

Se você quer montar uma cozinha profissional para o seu negócio e não sabe por onde começar, confira as dicas que selecionamos para você:

Defina o seu ramo de atuação

Antes de começar a montar a cozinha industrial, você precisa definir que tipo de alimento será manuseado nela e quais pratos você vai servir no seu estabelecimento.

A cozinha profissional é como uma fábrica e deve ser dividida e montada obedecendo a ordem de produção de cada tipo de alimento para prezar pela higiene e eficiência. 

Veja também:
7 dicas para escolha de fornecedores de alimentos

Providencie a documentação necessária para atuação

O primeiro passo é correr atrás da documentação exigida por diversos órgãos para liberar a instalação e funcionamento da cozinha profissional de maneira legal.

Os principais documentos são: alvará ambiental, alvará dos bombeiros e alvará de funcionamento. Para consegui-los é preciso cumprir todas as suas exigências e normas.

Parece apenas burocracia, mas são esses padrões que garantirão a segurança necessária para sua cozinha.

Invista em profissionais para desenhar um projeto 

Contrate um engenheiro e arquiteto especializados em cozinhas industrias para que eles possam desenhar um projeto ideal para atender suas necessidades.

Eles conseguirão definir tamanho, local das ilhas de trabalho, equipamentos necessários adaptados à demanda que você planeja ter e ao tipo de prato que deverá preparar, sempre prezando pela eficiência e higiene da cozinha. 

Os profissionais também poderão te orientar corretamente para escolher os revestimentos de parede, pisos e materiais para bancada conforme a legislação exige.

Além de valorizar a luz natural, garantir a passagem de ar necessária e usar o espaço de maneira inteligente. 

Adquira equipamentos de qualidade

Comprar fogões, fritadeiras, coifas, geladeiras e demais equipamentos de primeira mão ou, se já forem usados, em ótimo estado.

Eles precisam oferecer toda a higiene e segurança que a cozinha exige para evitar acidentes, desperdícios e gastos muito maiores.

Agora que você já sabe por onde começar a montar uma cozinha profissional, siga as dicas e coloque seu sonho em prática.

Tomando os cuidados necessários você garantirá segurança e evitará dores de cabeças futuras.

Gostou do artigo? Então confira também:
Como melhorar o fluxo de clientes em dias fracos?.

Marcelo Asamura

Especialista em Marketing Digital, apaixonado por Gastronomia. Tem formação em Administração, Contabilidade e Direito.

Comentários

Este artigo não possui comentários