Food Bike

Food Bike: vale a pena montar um?

Food Bike: vale a pena montar um?

Dicas essenciais para quem está pensando se ainda vale a pena montar um Food Bike como negócio!

Você está pensando em entrar para o ramo de Food Service e gostaria de montar um Food Truck, mas não tem o orçamento necessário?

Uma alternativa para vender alimentos de forma itinerante muito parecida com o Food Truck, porém bem mais acessível é o Food Bike.

Vale a pena montar um Food bike?

Se você se interessou pela ideia, confira o artigo a seguir e descubra como esse modelo de negócio funciona, quais são os seus diferenciais, vantagens e desvantagens, o que é preciso para montar um, qual investimento e retorno ele exige.

Quem sabe ele não pode ser a grande chance que você tanto esperava para se tornar um empreendedor de sucesso?!

O conceito do Food Bike

Modelo de negócio que alia economia e sustentabilidade sobre duas rodas. O Food Bike é uma adaptação simplificada e compacta do Food Truck, em que no lugar de um caminhão ou van, uma bicicleta entra em ação e é equipada para dar vida a uma cozinha itinerante.

Devido às limitações do veículo, as opções de alimentos comercializados precisam ser menos elaboradas do que as refeições servidas em Food Trucks, assim como lanches, salgados, doces ou bebidas. 

Investimento

Para montar um Food Bike você precisará comprar uma bicicleta e adaptá-la para que consiga carregar os equipamentos necessários. Caso tenha experiência, poderá fazer a adaptação sozinho ou contratar mão de obra especializada.

Existem também alguns fabricantes que já entregam o veículo prontinho como a Food Bikes e Dream Bike. 

Não precisa se assustar, a adaptação é barata e nem passa perto dos valores exigidos por um Food Truck. Para que possa ter uma noção, o investimento pode ficar de R$2 a R$15mil.

Para se destacar no mercado use a criatividade e transforme a bicicleta em um ponto bonito e chamativo para venda.

Invista em design, cores e acessórios que tornem o negócio prático, funcional e comunicativo. Não se esqueça de dedicar tempo e investimento em marketing.

Divulgue seu negócio principalmente nas redes sociais e alavanque seu faturamento. 

Vantagens do Food Bike

Além de exigir um investimento muito menor do que um Food Truck, com uma bicicleta você não precisará gastar com combustível e ajudará a construir uma cidade menos congestionada e poluída.

Com um investimento inicial baixo e custos para operar muito acessíveis, o retorno é bem mais rápido.

Com a facilidade de montar e desmontar o ponto de venda e de se locomover para diversos lugares, caso o movimento de um local não esteja bom, basta testar outro.

É muito mais fácil acessar e estacionar em diversos locais públicos com uma bicicleta do que com um caminhão. Além disso, participar de eventos também será mais viável. 

Gostou da ideia? Que tal abrir um Food Bike?! Avalie o mercado, consulte a legislação do seu município para verificar as exigências locais, faça um plano de negócios e realize o seu sonho! 

Gostou do conteúdo? Adoraríamos saber a sua opinião. Deixe-nos um comentário.

Marcelo Asamura

Especialista em Marketing Digital, apaixonado por Gastronomia. Tem formação em Administração, Contabilidade e Direito.

Comentários

Este artigo não possui comentários