Confeitaria

GQ: Choco Mochi: a receita do bolinho de arroz japonês em versão vegana

GQ: Choco Mochi: a receita do bolinho de arroz japonês em versão vegana

A base de arroz facilita; o recheio é variável. Nessa versão, o chef pâtissier Cesar Yukio adapta a confeitaria do Japão imperial às dietas sem origem animal

Doces são um capítulo à parte na culinária japonesa. Seja no uso de arroz como base para receitas, nos bolos chiffon, na incorporação do matchá ou na ausência de leite condensado – para deixar brasileiros de cabelo em pé. Quem sabe disso é o chef pâtissier Cesar Yukio, proprietário da Hanami Confeitaria.

Choco Mochi: a receita do bolinho de arroz japonês em versão vegana (Foto: Divulgação)

Choco Mochi: a receita do bolinho de arroz japonês em versão vegana (Foto: Divulgação)

O primeiro passo é entender que são duas correntes da confeitartia japonesa. Wagashi é a confeitaria tradicional, presente desde o início da civilização japonesa, na chamada Era Yayoi, que envolve o período de 300 a.C. a 250 d.C. Os doces Wagashi eram servidos em banquetes da corte imperial, acompanhados de matchá. Hoje, fazem parte de eventos importantes no Japão como Ano Novo, em cerimônias do chá, casamentos, funerais e também são usados como oferenda aos deuses. Já a Yogashi é a confeitaria japonesa contemporânea, adaptada pala o paladar dos orientais. Há alguns anos, com a abertura do comércio exterior, a cozinha japonesa como um todo sofreu influência de outras culturas, como a francesa, italiana e americana. O resultado foi esse encontro.

 

A parte boa é que, por partir de uma composição diferente, as opções de doces abrem bastante espaço para versões veganas, como o Choco Mochi, um bolinho de arroz glutinoso recheado de chocolate vegan. Uma outra forma de cozinhar, com possibilidades de adaptar os sabores:

Choco Mochi (receita do Cesar Yukio)

Essa é uma receita feita em três passos, primeiro o Gyuhi (a massa do bolinho), depois o recheio (com chocolate vegano e creme de soja) e por fmi a montagem. Abaixo, o passo a passo:

Choco Mochi: a receita do bolinho de arroz japonês em versão vegana (Foto: Divulgação)

Choco Mochi: a receita do bolinho de arroz japonês em versão vegana (Foto: Divulgação)

Gyuhi

Ingredientes (Gyuhi):
200g de shiratamako (farinha de arroz glutinoso)
100g de glaçúcar
50g de glucose de milho
320ml de água

Modo de Preparo (Gyuhi):
Amorne a água e derreta a glucose. Misture a farinha de arroz com o glaçúcar e vá adicionando na água aos poucos, mexendo bem até tudo estar dissolvido. Leve ao micro-ondas por cerca de 6 minutos, misturando bem a cada 1 minutos e meio até ficar uma massa firme e sem gosto de arroz cru. Coloque em uma assadeira com amido de milho e cubra com mais amido.

Recheio

Ingredientes (Recheio):
200g de chocolate 811 CALLEBAUT
100g de creme de soja

Modo de Preparo (Recheio):
Em um recipiente, derreta o chocolate e então adicione o creme de soja.
Misture para homogeneizar e então leve à geladeira por 12 horas.
Após estabilizado, porcione bolinhas de 20g e mantanha refrigerado.

Montagem

Ingredientes (Montagem):
Gyuhi
Recheio
Cacau em pó EXTRA BRUTE CACAO BARRY

Modo de Preparo (Recheio):
Cubra as bolinhas de recheio com Gyuhi
Finalize passando o mochi pelo cacau em pó

Para quem quiser aprender mais receitas, o chef Cesar Yukio lança agora dois cursos online de Confeitaria Yogashi (Confeitaria Japonesa Contemporânea – Módulo 1 e 2) e Wagashi (Confeitaria Japonesa Tradicional – Módulo Único) em parceria com a Food Web. Os cursos são modulares e indicados para quem deseja aprender a delicada e sutil arte da confeitaria japonesa, sem sair de casa.

Matéria original: https://gq.globo.com/Lifestyle/Gastronomia/noticia/2020/11/choco-mochi-receita-do-bolinho-de-arroz-japones-em-versao-vegana.html

Marcelo Asamura

Especialista em Marketing Digital, apaixonado por Gastronomia. Tem formação em Administração, Contabilidade e Direito.

Comentários

  1. LenyResponder

    Olá! Obrigada por compartilhar a receita 😍 Gostaria de saber se é possível substituir o açúcar por adoçante culinário sem comprometer a textura final do mochi 😄